terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONVITE !

Convidamos a todos a prestigiarem a culminância do V Ano do Projeto Orgulho e Consciência Negra a realizar-se no dia 20 de novembro de 2010, no horário de 9:00 às 14:00 na Escola Classe 47 de Ceilândia - EQNP 22/26 Área Especial.
O evento contará com galeria de exposição dos paises da África, apresentações abordando a temática racial, desfile da Beleza Negra e outros. COMPAREÇAM !

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fotos Projeto Consciência Negra








V Ano do Projeto Orgulho e Consciência Negra

Há cinco anos a Escola classe 47 de Ceilândia desenvolve o projeto Orgulho e Consciência Negra que tem como objetivo repensar a temática na escola por meio da história da África e dos afro-descendentes e a contribuição da cultura negra  na formação da sociedade nacional, como está previsto na Lei nº 10.639/2003. O trabalho é desenvolvido durante todo o ano letivo abordando os seguintes temas:
- Formação da população brasileira ( índios , brancos, negros, orientais migrantes ) e suas influências na formação das famílias;
- Influência cultural na música, culinária, linguística, vestimenta , religiosidade e literatura
- Pesquisas sobre a África e os líderes que lutaram contra escravidão ( Zumbi dos Palmares ) e outros.
A culminância é realizada no dia 20 de novembro através de apresentações culturais, exposição de painéis, comidas típicas e desfile da Beleza Negra.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Em um artigo redigido pela professora Elena Roque de Souza Almeida (CEFAPRO/Cbá MT), sobre gestão de recursos financeiros nas escolas públicas:

"-Gestão financeira: competência da escola pública.

As escolas são unidades administrativas que podem pertencer às estruturas diferenciadas, de acordo com a forma de governo ao qual estão veiculadas, em especial quanto à gestão de recursos financeiros.
É importante que o próprio gestor realize a gestão financeira numa atitude consciente e comprometida com a realidade escolar, e perceba a gestão financeira como uma de suas competências. Para isso, deve seguir as etapas fundamentais da gestão financeira que são:
Planejamento, execução e prestação de contas.
A escola pública é parte integrante do sistema de administração pública da educação e tem o dever de atender todas as obrigações legais, funcionais, operacionais e de ordem hierárquica que cabem a ela. Sendo ela, gestão pública e unidade executora, devem – se aplicar os princípios básicos da administração pública: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade.
É de responsabilidade de o gestor aplicar com maior compromisso esses princípios.

Abertura do Blog.

Olá pessoal!
Acho que consegui criar meu blog.
Espero que seja um espaço onde possamos discutir assuntos relacionados à gestão de recursos financeiros nas escolas públicas. Acredito que esse seja um dos grandes desafios da gestão nos dias atuais. Que tal discutirmos as principais dificuldades e possíveis soluções diante desse desafio?